Fazenda Santa Gestrudes em Limeira

A Fazenda Santa Gestrudes - No ano de 1821, o Brigadeiro Manuel Rodrigues Jordão comprou uma gleba de terras na lendária Sesmaria do Morro Azul pertencente aos irmão Galvão de França e Manuel de Barros Ferraz. Seu filho, o Barão de São João de Rio Claro, fundou em parte desta gleba, em 1854 a Fazenda Santa Getrudes.

O nome de Santa Gertrudes foi posto pelo Barão em homenagem à memória de sua mãe D. Gertrudes Galvão de Moura Lacerda.
Após a morte do Barão, sua mulher e viúva Baronesa D. Maria Hipólita dos Santos casa-se, em 1873, com o Marquês de Três Rios que assim passou a ser o 2º proprietário da fazenda. Por sua iniciativa a fazenda foi servida pela estrada de ferro que trouxe grande progresso e desenvolvimento à região.

Por morte do Marquês e de sua mulher, que não deixaram geração, a fazenda foi herdada por D. Antônia dos Santos Silva Prates, irmã da Marquesa de Três Rios e casada com o Conde de Prates.

Foi exatamente nesta época e por iniciativa do Conde, homem influente e grande empreendedor, que a fazenda atingiu seu maior apogeu.

Entre 1890 e 1910, o Conde construiu uma das maiores e mais tecnificadas estruturas de plantação, benefício e comercialização do café o que implicava em carpintaria, ferraria, selaria, tulha de café, máquinas de benefício, armazéns, mercearia, escola, cinema, cocheiras, currais, barragens, aquedutos, igreja, mirantes, usina a vapor para fornecimento da energia elétrica além de cunhar sua própria moeda.

Toda essa estrutura continua preservada. São mais de vinte e dois mil metros quadrados de construção, harmonio-samente criada pelo bom gosto de um arquiteto francês que, há mais de um século, se sujeitava às regras de um plano acadêmico diretor.

Nas primeiras décadas do Século XX, a Fazenda foi sempre considerada modelo e por isso foi visitada por pessoas ilustres que chegavam de São Paulo vindas de trem e eram recebidas na estação da Vila, antes chamada Gramado e hoje Santa Gertrudes, pelo Conde de Prates com suas carruagens sempre reluzentes e impecáveis. 

Atrativos

A Fazenda Santa Getrudes, com sua arquitetura francesa e já centenária, recebe visitas levando-as aos tempos áureos do café desde a colheita até ao embarque na estação de trem, passando por todos os processos intermediários.

O percurso com duração aproximadamente de duas horas permitirá ao visitante uma idéia real do trabalho e da técnica numa época em que todo o transporte era efetuado em lombo de burro, de carroção ou em carros de bois, e a energia elétrica provinha do vapor e de rodas de água, a mão-de-obra era toda importada da Europa além de todos os produtos acabados como o ferro, o cimento e as telhas.

As visitas são realizadas sob agendamento antecipado através de grupos.


Fazenda Santa Getrudes
Rodovia Washington Luis, Km 165 - Sta. Gertrudes - Limeira - SP - CEP:13511-970
(19) 3545-1317

Fonte: Prefeitura de Limeira



  Sobre o EncontraLimeira
Fale com EncontraLimeira
Anuncie no EncontraLimeira
Cadastre sua Empresa no EncontraLimeira (grátis)



Termos EncontraLimeira | Privacidade EncontraLimeira


Bandeira de Limeira