Fazenda Quilombo de Limeira

A Fazenda Quilombo foi fundada a partir do desmembramento de uma gleba de aproximadamente 306 alqueires da Fazenda Morro Azul, na década de 1870.

Essa parcela constituiu a herança recebida por Anna Eufrosina Jordão, filha de Silvério Rodrigues Jordão proprietário da Fazenda Morro Azul, ao se casar com o Dr. Ezequiel de Paula Ramos.

História

Fundada na década de 1870, pelo Dr. Ezequiel de Paula Ramos e sua esposa Ana Eufrosina Jordão, a Fazenda Quilombo, foi constituída a partir de uma área desmembrada da Fazenda Morro Azul, recebida como herança, por Ana, filha de Silvério Rodrigues Jordão, proprietário da mesma. A exploração econômica da fazenda, inicia-se, com a formação de cafezais, sendo que o conjunto composto por terreiros, lavadores, tulhas, casa da administração e casa sede, foram concluídas em 1892.

Seu atual proprietário, bisneto dos fundadores, mantém a Fazenda Quilombo, uma propriedade centenária, continuando a desenvolver a lavoura de café. Na época da colheita (maio a setembro), toda a infra-estrutura, para secagem e preparo, datada do século XIX, pode ser observada, em pleno funcionamento. O visitante poderá ainda pescar, conhecer a criação de cavalos (Quarto de Milha), e desfrutar a beleza da reserva ecológica.

Turismo: A Fazenda Quilombo está aberta, para visitas previamente agendadas, para grupos organizados. Os passeios serão acompanhados por guias ou por pessoas da família proprietária da fazenda. A programação, poderá ser escolhida, conforme o interesse de cada grupo. Os passeios poderão ser acompanhados de lanche, almoço ou churrasco.

Centro Municipal de Memória Histórica II

Acervo do Fórum Spencer Vampré

Trata-se de um centro estabelecido na Fazenda Quilombo, resultante de uma iniciativa conjunta da Secretaria da Cultura, Turismo e Eventos, o Poder Judiciário, que reconhecendo a importância no documental do Fórum, mantém essa raridade sob guarda, constituindo-se numa inesgotável fonte de pesquisa histórica, desenvolvida pela Sociedade Pró-Memória de Limeira.

Fazenda Quilombo
Rodovia SP-151 - Km 04 - Limeira - SP
(19) 3451-4005

Fonte: Prefeitura de Limeira | Fazendo Quilombo



  Sobre o EncontraLimeira
Fale com EncontraLimeira
Anuncie no EncontraLimeira
Cadastre sua Empresa no EncontraLimeira (grátis)



Termos EncontraLimeira | Privacidade EncontraLimeira


Bandeira de Limeira