ETEC Trajano Camargo de Limeira

Escola Técnica Estadual (ETEC) ou (ETE) (Escola Técnica Estadual) refere-se as instituições de ensino mantidas pelo governo do estado de São Paulo e subordinadas ao Centro Paula Souza, que ministram aulas de cursos técnicos e ensino médio.

Criada oficialmente em 1944, porém foi na década de 30 que o Dr. Trajano de Barros Camargo, grande industrial da cidade de Limeira, criou a escola para atender os filhos dos funcionários da sua empresa.

Em 1953, foi inaugurado o prédio que abriga atualmente a unidade, denominada na época como Ginásio Industrial, voltada para o ensino profissionalizante. O primeiro curso técnico foi implantado em 1974 - Técnico em Metalurgia.

História do Dr. Trajano de Barros Camargo

Em janeiro de 1914, juntamente com dois sócios, constituiu em Piracicaba/SP a empresa "Souza Penteado e Cia" que consistia em uma indústria de máquinas para beneficiamento de café. Casou-se em fevereiro deste mesmo ano com Maria Thereza Silveira Mello. Em 1917 a indústria, já com a denominação de "B.Penteado e Cia", foi transferida para Limeira. Com esta transferência, Trajano Camargo regressou à Limeira com a esposa vindo a residir, com a mãe viúva, na casa da chácara construída por seu pai - hoje sede a Secretaria de Educação de Limeira, ao lado do Zoológico Municipal.

No início da década de 20, ao perceber que atirando o grão de café contra a parede provocava a liberação da casca do grão, Trajano Camargo concebeu o primeiro descascador de café por impacto do Brasil. A criação foi tão importante para a indústria nacional que deu ao Dr. Trajano a medalha de ouro da Exposição Internacional do Centenário da Independência do Brasil, no Rio de Janeiro em 1922.

Processo seletivo

Para ingressar numa ETEC, o candidato deve estar passar por um o vestibulinho, concurso aplicado para quem pretende estudar em escolas técnicas. As ETEC's possuem o "Sistema de Pontuação Acrescida", onde os candidatos que se declararem afro–descendentes recebem 3% de bônus sobre a nota, e oriundos de escola pública 10%, percentuais que são cumulativos.

Números

  • 86 cursos
  • 118 mil alunos
  • 6 mil professores
  • 141 unidades em 129 municípios paulistas
  • Das 20 melhores escolas públicas brasileiras (excluindo as federais), 14 são ETEC's
  • 77% dos técnicos conseguem emprego assim que terminam o curso, segundo pesquisa do Sistema de Avaliação Institucional, em 2007

Etec Trajano Camargo
Rua Tenente Belizário, 439 - Centro - Limeira - SP - CEP: 13480-120
(19) 3441-8838

Fonte: Wikipedia


Gostou do nosso site? Então compartilhe:



 

  Sobre o EncontraLimeira
Fale com EncontraLimeira
Anuncie no EncontraLimeira
Cadastre sua Empresa no EncontraLimeira (grátis)


Termos EncontraLimeira | Privacidade EncontraLimeira


Bandeira de Limeira